No ambiente corporativo, há casos em que os funcionários se vêem em situações de sobrecarga de informações, um termo que também remete a intoxicação.
O fenômeno, chamado de infoxicação, é causado pelo fluxo constante de conteúdo digital e isso pode dificultar a concentração e capacidade de absorção das informações pelos funcionários.
Outras questões que também podem agravar a situação são:
- Redes sociais;
- Notificações constantes;
- Multiplicidade de plataformas.
Sintomas como estresse e fadiga nos colaboradores estão entre os principais impactos do excesso de informações, alerta o CEO da Dialog, Hugo Godinho.
Com essa intoxicação, a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores acabam sendo afetados, experienciando situações de estresse, ansiedade e procrastinação.
Vale ainda ressaltar que colaboradores sobrecarregados de informações estão propensos a ter maiores dificuldades para manter a concentração e o ritmo necessário para alcançar as metas e os objetivos.
Em vista disso, é essencial que as empresas revisem suas estratégias de comunicação e o primeiro passo é adotar um canal de comunicação que direcione mensagens adequadas a cada público específico e evite uma série de informações ao mesmo tempo.
Outra estratégia que também pode ser implementada é a conscientização e o diagnóstico da situação, identificando a frequência e relevância dos conteúdos para ajustar o fluxo de informações e priorizar a qualidade sobre a quantidade.
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